A comida típica da cozinha oriental, o sushi viu sua fama crescer no Brasil, nos últimos anos. Além de saboroso, possui inúmeros benefícios à saúde, como redução da pressão arterial, melhora da circulação e do sistema imunológico. Porém, por ser uma preparação muito antiga (acredite) e, de certa forma, exótica, guarda ainda algumas curiosidades que vamos te contar agora:
1- O arroz não fazia parte da refeição
No século VIII, no sudeste da Ásia, foi criada uma nova forma de preservação dos peixes, onde eles eram cobertos de sal e envoltos em um arroz fermentado. Este processo tinha como propósito evitar que o peixe estragasse, por isso, antes de comê-lo, o arroz era jogado fora. Ao longo dos anos, o tempo de fermentação diminuiu e as pessoas começaram a comer o arroz junto do peixe.
2 - O salmão nem sempre foi presente
Por não ser um peixe nativo do Japão, o salmão só foi introduzido no país nos anos 80, quando os noruegueses o levaram para lá pela primeira vez.
3 – Feito para ser comido com as mãos
Originalmente, apenas o sashimi deve ser comido com os hashis, todos os outros foram feitos para serem comidos com as mãos, e em uma única mordida. Não é falta de educação, não.
4 – Origem do FastFood
Se você acha que FastFood é só hambúrguer, se engana. Em 1800, na cidade de Tóquio, centenas de restaurantes abriram produzindo sushi com a proposta de oferecer comida rápida e em grande escala. Assim, o sushi se tornou uma espécie de FastFood.
5 – Temaki também é sushi
Existem enormes variedades de sushi, entre elas está o temaki, que é servido em formato de cone.
6 – Arroz na parte externa não é comum no Japão
O famoso uramaki, enrolado com arroz por fora, não tem sua origem no Japão, e sim nos EUA. Foi criado pelo Ichiro Masahita, inventor também do Califórnia Roll.
7 – Wasabi dentro do sushi
Originalmente, o wasabi era oferecido dentro do sushi. Porém o povo ocidental não é habituado com o sabor apimentado da raiz, e por isso ele aparece como pequenas porções em forma de acompanhamento.
8 – O significado de sushi
Para os japoneses, a palavra sushi significa azedo. Esse nome se dá em função da sua origem, onde era feito com arroz fermentado que deixava este sabor no alimento.
9 – Peixe congelado
Não é regra, mas alguns países exigem que o peixe seja congelado antes da preparação do sushi, com o propósito de ajudar a combater os parasitas que possam existir. Porém esse processo não altera seu sabor.
10 – Favorito do brasileiro
Segundo pesquisa do Groupon, o sushi é o prato favorito do brasileiro depois do churrasco. Esse amor se revela no sucesso que ele vêm fazendo nos últimos anos. E nós do Sushi da Dri temos um cardápio completo de comida japonesa, como sushis, temakis, uramakis, hot rolls, poqes, joes, niguiris, hossomakis e muito mais!
Fonte: Sushi Caye
Foto: Reprodução/Exame
Comentários
Postar um comentário